segunda-feira, 14 de maio de 2012

Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas

Trago-lhes aqui um arquivo .pdf de um livro bastante interessante, disponibilizado pela Unesco, os autores são Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Estou postando o link aqui, porém ele ficará também na parte dos Links úteis.
Link para o livro: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001467/146767por.pdf.

Os ganhadores do prêmio Nobel da Paz

Trago aqui a lista dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz desde os anos 2000, com exceção dos anos 2010,    2011 e 2012.

- Barack Obama (Presidente dos E.U.A)-2009;
- Martti Ahtisaari (Ex-presidente da Finlândia)-2008;
- Al Gore (Ex-vice-presidente dos EUA)- 2007;
- Muhammad Yunus (Economista de Bangladesh) e o Grameen Bank-2006;
- Agência Internacional de Energia Atômica e Mohamed El Baradei (Diplomata egípcio)-2005;
- Wangari Maathai (Ativista ambiental do Quênia)-2004;
- Shirin Ebadi (Ativista de direitos humanos iraniana)-2003;
- Jimmy Carter (Ex-presidente dos EUA)-2002;
- ONU e Kofi Annan (Ex-secretário geral da ONU)-2001;
- Kim Dae-jung (Ex-presidente da Coreia do Sul)-2000.

Sobre o Bullying


Bullying é quando alguém agride, humilha, xinga, espalha rumores ou/e exclui intencionalmente  constantemente outra pessoa.
Isso pode acontecer em qualquer lugar com qualquer pessoa.O bullying é um problema seríssimo que atinge milhões de crianças do mundo inteiro, acontecendo principalmente na escola. Normalmente, os mais vulneráveis, os mais "frágeis" são as vítimas dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, aquelas que tem algo ou agem diferente das outras pessoas. Por exemplo: as, mais gordas ou que sejam tímidas. O agressor não só humilha e/ou agride as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não sabem o que fazer a respeito.
Não é uma piada, muito menos não é uma brincadeira, o Bullying é inadmissível.
Então se você é um vítima de Bullying não fique calado, fale sobre o que acontece com você com seus pais ou responsáveis, e com a diretoria do colégio onde você estuda, caso o Bullyin seja praticado na escola, se você for uma testemunha faça o mesmo. Agora se você é um agressor pare imediatamente com isso e peça desculpas a todos a quem você já fez esse mal que afeta milhões de crianças e adolescentes.
Paz nas escolas, é esse o recado que quero trazer.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Harmonia no Ambiente Escolar

A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. É a prática do bullying que destrói as relações e os seres humanos. O professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou apatia em sala de aula. Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que, por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de quem harmoniza as relações. É imprescindível o resgate das relações harmoniosas no universo escolar.

Fonte: http://www.casadaprosa.com.br/index.php?abre=saboreando-a-vida-com=ler&id_editoria=12&id=120&categoria=Educa%E7%E3o

Um dos problemas que algumas escolas enfrentam atualmente é o ato do bullying, como todos já conhecem é o bullying é toda agressão verbal e física praticados em ambientes como as escolas, o ambiente de trabalho, etc... A falta familiar no sistema escolar pode fazer o aluno se sentir em uma postura mais agressiva. O educador precisa conquistar o respeito dos alunos para assim criar um ambiente mais harmonioso no espaço escolar e evitar esses conflitos.


Fonte da Imagem: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/08/projeto-quinto-ano-sala-de-aula.html

Músicas - John Lennon: Imagine

É uma canção criada pelo músico inglês John Lennon, que foi gravada no ano de 1971 em um álbum homônimo. Pelo conteúdo da letra, é considerada o maior Hino de Paz de todos os tempos. A letra foi inspirada em um desejo do Beatle de ver um mundo em paz. Pois bem, estarei aqui postando a letra da música traduzida e seu respectivo vídeo.

Obs.: A tradução não está totalmente sincronizada pois não achei o vídeo traduzido no site de onde peguei a letra.

Imagine:

Imagine que não há paraíso

É fácil se você tentar

Nenhum inferno abaixo de nós

Acima de nós apenas o céu

Imagine todas as pessoas

Vivendo para o hoje

Imagine não existir países

Não é difícil de fazê-lo

Nada pelo que lutar ou morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

Você pode dizer

Que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Eu tenho a esperança de que um dia

você se juntará a nós

E o mundo será como um só

Imagine não existir posses

Me pergunto se você consegue

Sem necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade de humana

Imagine todas as pessoas

Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer

Que eu sou um sonhador

Mas eu não sou o único

Eu tenho a esperança de que um dia

Você se juntará a nós

E o mundo viverá como um só

Fonte: http://letras.terra.com.br/john-lennon/90/traducao.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012

John Lennon

John Winston Lennon (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um músico, compositor, escritor e ativista britânico. John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles.

"Give Peace a Chance" é uma canção composta por ele no ano de 1969. Essa é mais uma música escrita por John Lennon, cujo a letra fala sobre a paz. Ela virou um dos hinos da campanha de John Lennon contra a Guerra do Vietnã. Lennon gravou essa música durante o segundo Bed-in, no Canadá. Bed-ins eram conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel. E essa é uma das cenas mais marcantes dos protestos realizados por Lennon em favor da Paz Mundial.
Fontes do Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon

http://pt.wikipedia.org/wiki/Give_Peace_a_Chance

Fonte da Imagem: http://nagaiver.blogspot.com.br/2012/01/assim-falou-john-lennon.html

Frases Sobre a Paz

Aqui irei expor algumas frases de pensadores estrangeiros e nacionais de diversas épocas e profissões, que levam consigo um conhecimento sobre o assunto. Obs.: A validade de cada frase dependerá da sua natureza moral e ética.

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta." Buda.

"A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos." Albert Einstein.

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." Dalai Lama.

"A libertação do desejo conduz à paz interior." Lao-Tsé.

"Paz na terra aos homens de boa vontade. Isto é, paz para muito poucos." Millôr Fernandes

"O segredo da paz mundial é cada um cuidar da sua vida..." Emicida

"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim." Benjamim Franklin.

"Ou você se cansa lutando pela paz ou morre." John Lennon.

"As armas não garantem a paz. O poder enlouquecido também mata os poderosos. A paz depois da guerra é o silêncio dos mortos e o espanto mudo dos vivos." Valter da Rosa Borges.

Fonte: http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/1

http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/2

http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/3