quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Relação da Educação com a Paz

A paz é um processo contínuo e permanente: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” (Gandhi). Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. O conhecimento, é uma forma de compreender a verdade, é um apanhado de elementos limitados pela nossa possibilidade de apreender e assimilar. O aprendizado é uma relação de interdependência entre o sujeito e seu meio. É construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento, interagindo com ele, sendo as trocas sociais condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento. A aprendizagem acontece através de um processo de interação, dos traçados de significação que possibilitam a declaração de relações com o novo na busca de uma nova harmonia. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar julgamentos, metodologias que ajudam o sujeito a desenvolver a habilidade de continuar aprendendo, num procedimento contínuo e simultâneo de questionar-se. No entanto, a educação precisa de diversos olhares para auxiliar a entender e a conceber as relações todo/partes, unindo e interligando os saberes, tendo com pano de fundo a tecelagem formada pela interação e interdependência de seus elementos, transformando-se assim, em um conhecimento pertinente. A construção do conhecimento deve ser capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto. A idéia deve basear-se em situar as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-educacao-relacao-com-paz.htm

Principalmente matérias que estimulam o pensamento lógica fazem as pessoas a se questionarem sobre determinados itens, o estímulo do pensamento lógico auxilia a entender relações éticas na sociedade, o homem começa a buscar uma harmonia com os seus semelhantes, isso não é só dado na educação, influências de outras pessoas também auxilia no caráter pessoal, que irá determinar o estado harmônico de cada pessoa de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário