Trago-lhes aqui um arquivo .pdf de um livro bastante interessante, disponibilizado pela Unesco, os autores são Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Estou postando o link aqui, porém ele ficará também na parte dos Links úteis.
Link para o livro: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001467/146767por.pdf.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Os ganhadores do prêmio Nobel da Paz
Trago aqui a lista dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz desde os anos 2000, com exceção dos anos 2010, 2011 e 2012.
- Barack Obama (Presidente dos E.U.A)-2009;
- Martti Ahtisaari (Ex-presidente da Finlândia)-2008;
- Al Gore (Ex-vice-presidente dos EUA)- 2007;
- Muhammad Yunus (Economista de Bangladesh) e o Grameen Bank-2006;
- Agência Internacional de Energia Atômica e Mohamed El Baradei (Diplomata egípcio)-2005;
- Wangari Maathai (Ativista ambiental do Quênia)-2004;
- Shirin Ebadi (Ativista de direitos humanos iraniana)-2003;
- Jimmy Carter (Ex-presidente dos EUA)-2002;
- ONU e Kofi Annan (Ex-secretário geral da ONU)-2001;
- Kim Dae-jung (Ex-presidente da Coreia do Sul)-2000.
- Barack Obama (Presidente dos E.U.A)-2009;
- Martti Ahtisaari (Ex-presidente da Finlândia)-2008;
- Al Gore (Ex-vice-presidente dos EUA)- 2007;
- Muhammad Yunus (Economista de Bangladesh) e o Grameen Bank-2006;
- Agência Internacional de Energia Atômica e Mohamed El Baradei (Diplomata egípcio)-2005;
- Wangari Maathai (Ativista ambiental do Quênia)-2004;
- Shirin Ebadi (Ativista de direitos humanos iraniana)-2003;
- Jimmy Carter (Ex-presidente dos EUA)-2002;
- ONU e Kofi Annan (Ex-secretário geral da ONU)-2001;
- Kim Dae-jung (Ex-presidente da Coreia do Sul)-2000.
Sobre o Bullying
Bullying é quando alguém agride, humilha, xinga, espalha rumores ou/e exclui intencionalmente constantemente outra pessoa.
Isso pode acontecer em qualquer lugar com qualquer pessoa.O bullying é um problema seríssimo que atinge milhões de crianças do mundo inteiro, acontecendo principalmente na escola. Normalmente, os mais vulneráveis, os mais "frágeis" são as vítimas dos agressores. Eles escolhem as crianças que consideram diferentes, aquelas que tem algo ou agem diferente das outras pessoas. Por exemplo: as, mais gordas ou que sejam tímidas. O agressor não só humilha e/ou agride as vítimas como também afeta as testemunhas, especialmente quando elas não sabem o que fazer a respeito.
Não é uma piada, muito menos não é uma brincadeira, o Bullying é inadmissível.
Então se você é um vítima de Bullying não fique calado, fale sobre o que acontece com você com seus pais ou responsáveis, e com a diretoria do colégio onde você estuda, caso o Bullyin seja praticado na escola, se você for uma testemunha faça o mesmo. Agora se você é um agressor pare imediatamente com isso e peça desculpas a todos a quem você já fez esse mal que afeta milhões de crianças e adolescentes.
Paz nas escolas, é esse o recado que quero trazer.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
A Harmonia no Ambiente Escolar
A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. É a prática do bullying que destrói as relações e os seres humanos. O professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou apatia em sala de aula. Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que, por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de quem harmoniza as relações. É imprescindível o resgate das relações harmoniosas no universo escolar.
Fonte: http://www.casadaprosa.com.br/index.php?abre=saboreando-a-vida-com=ler&id_editoria=12&id=120&categoria=Educa%E7%E3o
Um dos problemas que algumas escolas enfrentam atualmente é o ato do bullying, como todos já conhecem é o bullying é toda agressão verbal e física praticados em ambientes como as escolas, o ambiente de trabalho, etc... A falta familiar no sistema escolar pode fazer o aluno se sentir em uma postura mais agressiva. O educador precisa conquistar o respeito dos alunos para assim criar um ambiente mais harmonioso no espaço escolar e evitar esses conflitos.
Fonte da Imagem: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2011/08/projeto-quinto-ano-sala-de-aula.html
Músicas - John Lennon: Imagine
É uma canção criada pelo músico inglês John Lennon, que foi gravada no ano de 1971 em um álbum homônimo. Pelo conteúdo da letra, é considerada o maior Hino de Paz de todos os tempos. A letra foi inspirada em um desejo do Beatle de ver um mundo em paz. Pois bem, estarei aqui postando a letra da música traduzida e seu respectivo vídeo.
Obs.: A tradução não está totalmente sincronizada pois não achei o vídeo traduzido no site de onde peguei a letra.
Imagine:
Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje
Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só
Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo
Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só
Fonte: http://letras.terra.com.br/john-lennon/90/traducao.html
quarta-feira, 9 de maio de 2012
John Lennon
John Winston Lennon (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) foi um músico, compositor, escritor e ativista britânico. John Lennon ganhou notoriedade mundial como um dos fundadores do grupo de rock britânico The Beatles.
"Give Peace a Chance" é uma canção composta por ele no ano de 1969. Essa é mais uma música escrita por John Lennon, cujo a letra fala sobre a paz. Ela virou um dos hinos da campanha de John Lennon contra a Guerra do Vietnã. Lennon gravou essa música durante o segundo Bed-in, no Canadá. Bed-ins eram conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel. E essa é uma das cenas mais marcantes dos protestos realizados por Lennon em favor da Paz Mundial.
Fontes do Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon
http://pt.wikipedia.org/wiki/Give_Peace_a_Chance
Fonte da Imagem: http://nagaiver.blogspot.com.br/2012/01/assim-falou-john-lennon.html
Frases Sobre a Paz
Aqui irei expor algumas frases de pensadores estrangeiros e nacionais de diversas épocas e profissões, que levam consigo um conhecimento sobre o assunto. Obs.: A validade de cada frase dependerá da sua natureza moral e ética.
"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."
Buda.
"A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos."
Albert Einstein.
"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."
Dalai Lama.
"A libertação do desejo conduz à paz interior."
Lao-Tsé.
"Paz na terra aos homens de boa vontade. Isto é, paz para muito poucos."
Millôr Fernandes
"O segredo da paz mundial é cada um cuidar da sua vida..."
Emicida
"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim."
Benjamim Franklin.
"Ou você se cansa lutando pela paz ou morre."
John Lennon.
"As armas não garantem a paz. O poder enlouquecido também mata os poderosos. A paz depois da guerra é o silêncio dos mortos e o espanto mudo dos vivos."
Valter da Rosa Borges.
Fonte: http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/1
http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/2
http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_paz/3
terça-feira, 8 de maio de 2012
Cooperatividade e amizade no esporte.
Como já havíamos visto anteriormente a cooperatividade está em vários locais pois como diria o ditado: "a união faz a força".Um dos locais mais comuns são nos esportes, um esporte como o futebol, vôlei e basquetebol é essencial o trabalho em grupo pois sem um grupo formado a desorganização será tamanha.Além da união entre os jogadores teremos que ter também uma união entre torcedores pois eles são essenciais para a formação do esporte e se eles forem desunidos provocaram consequente problemas extra-campo e assim causaram danos para a sociedade, então torcedor e espectador esportivo antes de fazer qualquer coisa de ruim ao adversário ou a si mesmo pense duas vezes.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Mahatma Gandhi
Mohandas Karamchand Gandhi (2 de outubro de 1869 - 30 de janeiro de 1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (do sânscrito "Mahatma", "A Grande Alma") foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução. O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi
Fonte da Imagem: http://impressoesdascoisas.blogspot.com.br/2011/11/mahatma-gandhi.html
Frase Relacionada ao Nosso Tema: "A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."
Fonte do Pensamento: http://pensador.uol.com.br/autor/mahatma_gandhi/
sábado, 5 de maio de 2012
Pessoas que promoveram a paz mundial.
A partir de hoje estaremos postando em nosso blog um pouco da vida e obra de pessoas que prosperaram no nosso planeta e deixaram suas obras registradas.
A primeira dessas pessoas é Madre Teresa de Calcutá:
Seu nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, em 26 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá em 5 de setembro de 1997 foi uma missionária católica e foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2003 e ficou conhecida como a ''missionária da caridade''.
A primeira dessas pessoas é Madre Teresa de Calcutá:
Seu nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, em 26 de agosto de 1910 e morreu em Calcutá em 5 de setembro de 1997 foi uma missionária católica e foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2003 e ficou conhecida como a ''missionária da caridade''.
''Se você é... Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns amigos verdadeiros. Vença assim mesmo. Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo Seja honesto e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir Alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, As pessoas podem sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no final de tudo Será você ... e Deus. E não você ... e as pessoas! Madre Tereza de Calcutá''
Dia internacional do Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional, com o objetivo de comemorar, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo, no primeiro sábado de julho.
No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas, onde todos cooperavam para defender a missão de ataques de bandeirante e invasores colonos, catequizar os nativos e controlar a produção de bens naa missão.
Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. Dái foi que as cooperativas comessaram a ganhar força.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram aproximadamente 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.
Bom, então no dia 7 de julho não se esqueçam de lembrar de algo tão importante, o dia do cooperativismo.
No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas, onde todos cooperavam para defender a missão de ataques de bandeirante e invasores colonos, catequizar os nativos e controlar a produção de bens naa missão.
Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. Dái foi que as cooperativas comessaram a ganhar força.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram aproximadamente 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.
Bom, então no dia 7 de julho não se esqueçam de lembrar de algo tão importante, o dia do cooperativismo.
Cooperativismo no nosso dia a dia
Ao pensarmos em cooperativismos, na maioria das vezes pensamos em várias pessoas unidas felizes trabalhando em alguma coisa, porém, se observarmos com mais atenção no nosso dia a dia, podemos ver que a cooperação se da frequentemente na nossa vida, é só pararmos para pensar um pouco. Ao fazer um trabalho escolar em grupo, por exemplo, estou em cooperação com os integrante do meu grupo para obter um objetivo comum, que é receber nota máxima, é claro, outro exemplo é a coordenação do nosso querido FB, todos estão trabalhando para o colégio e o alunos progredir e andar com sem nenhum problema.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Qualidade de educação no Brasil ainda é baixa, segundo Unesco.
Elevados índices de repetência e de abandono da escola no Brasil foram apontados em relatório da Unesco SÃO PAULO - Com índices de repetência e abandono da escola entre os mais elevados da América Latina, a educação no Brasil ainda corre para alcançar patamares adequados para um País que demonstra tanto vigor em outras áreas, como a economia. Segundo o Relatório de Monitoramento de Educação para Todos de 2010, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a qualidade da educação no Brasil é baixa, principalmente no ensino básico.
Fonte: Eric Akita, do estadao.com.br
Ou seja ainda temos muito para melhorar na área da educação pois o grandes países nos ensinaram que educação é a base para se tornar um país grande economicamente forte, os "Tigres Asiáticos", por exemplo, estavam com sua economia relativamente baixa, foi quando investiram pesado na área da educação, e qual foi o resultado desse investimento? Hoje eles são países emergentes em constante ascensão econômica, antigamente eles nem se comparavam com o Brasil, hoje eles estão nos superando, com salários mínimos bem perto a nosso, o Japão, por exemplo, com a segunda guerra mundial ficou completamente arrasado, eu digo novamente: O que ele fez? Investiu em educação.Qual foi o resultado desse investimento? Hoje o Japão é considerando um país desenvolvido e é uma das grandes potências mundiais.
Fonte: Eric Akita, do estadao.com.br
Ou seja ainda temos muito para melhorar na área da educação pois o grandes países nos ensinaram que educação é a base para se tornar um país grande economicamente forte, os "Tigres Asiáticos", por exemplo, estavam com sua economia relativamente baixa, foi quando investiram pesado na área da educação, e qual foi o resultado desse investimento? Hoje eles são países emergentes em constante ascensão econômica, antigamente eles nem se comparavam com o Brasil, hoje eles estão nos superando, com salários mínimos bem perto a nosso, o Japão, por exemplo, com a segunda guerra mundial ficou completamente arrasado, eu digo novamente: O que ele fez? Investiu em educação.Qual foi o resultado desse investimento? Hoje o Japão é considerando um país desenvolvido e é uma das grandes potências mundiais.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
ONU: Ano Internacional das Cooperativas
A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas para destacar a contribuição das cooperativas no desenvolvimento da sociedade. E o Sicredi, um dos principais sistemas cooperativos do país e da América Latina, está reforçando esse reconhecimento com a campanha “Gente que coopera constrói um mundo melhor”, ressaltando a força da cooperação na construção de um mundo melhor. O conceito principal da campanha é resultado da união dos slogans do Sicredi, Gente que coopera cresce, e da ONU, Cooperativas constroem um mundo melhor. A campanha destaca a importância das cooperativas. Tem como pano de fundo a cor branca, símbolo universal da paz, a linguagem gráfica é jovem e moderna. As crianças unidas, cooperando para pintar o mundo, expressam valores e atitudes que devem estar presentes no dia a dia das pessoas para que o mundo seja um lugar mais humano e igualitário. Além disso, as peças fazem uso da ilustração e da pintura como elementos visuais que fortalecem o tema “construir um mundo melhor”.
Fonte: http://cooperativismodecredito.com.br/news/tag/2012-ano-internacional-das-cooperativas/
Bom, como o texto mostra, 2012 é o ano internacional do cooperativismo e o tema central do Festival FB deste ano. Vemos no texto que usando nossa cooperação podemos construir um mundo melhor, ou seja, um mundo mais pacífico e justo, que todos os seres humanos deveriam merecer, mas isso só acontecerá se todos nós colaborarmos com simples atos que fazem parte do nosso dia a dia.
A Relação da Educação com a Paz
A paz é um processo contínuo e permanente: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” (Gandhi).
Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. O conhecimento, é uma forma de compreender a verdade, é um apanhado de elementos limitados pela nossa possibilidade de apreender e assimilar. O aprendizado é uma relação de interdependência entre o sujeito e seu meio. É construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento, interagindo com ele, sendo as trocas sociais condições necessárias para o desenvolvimento do pensamento.
A aprendizagem acontece através de um processo de interação, dos traçados de significação que possibilitam a declaração de relações com o novo na busca de uma nova harmonia. Busca-se aprender conteúdos, aprofundar julgamentos, metodologias que ajudam o sujeito a desenvolver a habilidade de continuar aprendendo, num procedimento contínuo e simultâneo de questionar-se.
No entanto, a educação precisa de diversos olhares para auxiliar a entender e a conceber as relações todo/partes, unindo e interligando os saberes, tendo com pano de fundo a tecelagem formada pela interação e interdependência de seus elementos, transformando-se assim, em um conhecimento pertinente. A construção do conhecimento deve ser capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto. A idéia deve basear-se em situar as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-educacao-relacao-com-paz.htm
Principalmente matérias que estimulam o pensamento lógica fazem as pessoas a se questionarem sobre determinados itens, o estímulo do pensamento lógico auxilia a entender relações éticas na sociedade, o homem começa a buscar uma harmonia com os seus semelhantes, isso não é só dado na educação, influências de outras pessoas também auxilia no caráter pessoal, que irá determinar o estado harmônico de cada pessoa de uma sociedade.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Brasil tem maior taxa de abandono escolar do Mercosul
O Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (17/09/2010).
Apesar da taxa ter melhorado --a pesquisa anterior revelava abandono de 13,2%-- dados da publicação confirmam o ensino médio como o "gargalo" da educação brasileira: dos jovens com idade ideal para estar nessa etapa -- com idades de 15 a 17 anos de idade -- apenas metade (50,9%) está na escola.
Fonte: http://educacao.uol.com.br
Analisando a notícia acima podemos perceber que o Brasil, apesar de apresentar diversas características de um país desenvolvido, como a economia, por exemplo, ainda possui muito aspectos que o liga ao mundo subdesenvolvido, um deles é a educação de baixa qualidade e a falta de apoio ao estudantes, que ficam desestimulados a ir para a escola, que geralmente é mal estruturada e não possui condições adequadas para receber um porte grande de alunos. Outro fator que explica a reportagem acima é que apesar do Brasil ser um país emergente ainda usa muita mão de obra não escolarizada, o que incentiva os jovens a entrar cada vez mais cedo no mundo do trabalho.
Assinar:
Postagens (Atom)



