terça-feira, 1 de maio de 2012

Brasil tem maior taxa de abandono escolar do Mercosul

  Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta sexta-feira (17/09/2010).


Apesar da taxa ter melhorado --a pesquisa anterior revelava abandono de 13,2%-- dados da publicação confirmam o ensino médio como o "gargalo" da educação brasileira: dos jovens com idade ideal para estar nessa etapa -- com idades de 15 a 17 anos de idade -- apenas metade (50,9%) está na escola.
Analisando a notícia acima podemos perceber que o Brasil, apesar de apresentar diversas características de um país desenvolvido, como a economia, por exemplo, ainda possui muito aspectos que o liga ao mundo subdesenvolvido, um deles é a educação de baixa qualidade e a falta de apoio ao estudantes, que ficam desestimulados a ir para a escola, que geralmente é mal estruturada e não possui condições adequadas para receber um porte grande de alunos. Outro fator que explica a reportagem acima é que apesar do Brasil ser um país emergente ainda usa muita mão de obra não escolarizada, o que incentiva os jovens a entrar cada vez mais cedo no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário