sábado, 5 de maio de 2012

Dia internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional, com o objetivo de comemorar, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo, no primeiro sábado de julho.
 No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas, onde todos cooperavam para defender a missão de ataques de bandeirante e invasores colonos, catequizar os nativos e controlar a produção de bens naa missão.
Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus. Dái foi que as cooperativas comessaram a ganhar força.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram aproximadamente 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.
Bom, então no dia 7 de julho não se esqueçam de lembrar de algo tão importante, o dia do cooperativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário